Dia do Agricultor celebrado no INIAV em Elvas

O Dia do Agricultor assinalou-se a 23 de Maio, numa iniciativa organizada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV), no seu polo de Elvas, onde estiveram presentes várias centenas de agricultores e empresas do setor. O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, compareceu à comemoração, dedicada ao Ano Internacional das Leguminosas, decretado pela FAO.

 

Dia do Agricultor

 

Nesta sessão estiveram em debate o “Equilíbrio da Balança Agroalimentar- fator de sustentabilidade da economia nacional”, numa apresentação de Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP, e “O presente e futuro da investigação agrária no MAFRD”, pela voz de Nuno Canada, presidente do INIAV. A este propósito Capoulas Santos anunciou que o Ministério da Agricultura estabeleceu um protocolo de parceria com o Ministério da Ciência para criação da Rede de Experimentação Agrária, que permitirá otimizar os recursos humanos e instalações dos diversos polos do INIAV e das direções regionais de agricultura, colocando-os ao serviço da investigação aplicada, orientada para as reais necessidades dos agricultores portugueses.   

Nas últimas décadas Portugal perdeu cerca de 1,3 milhões de hectares dedicados às culturas arvenses, ou seja, cerca de 1/3 da SAU(Superfície Agrícola Útil), tornando o país extremamente de depende de importações de cereais e leguminosas. O auto-aprovisionamento de leguminosas em Portugal é reduzido: 6% no feijão, 10% no grão e 31% para outras leguminosas (ervilhas, favas, grão-de-bico, lentilhas e tremoço). O consumo destes produtos, que são uma fonte vital de proteínas de origem vegetal e aminoácidos, é estimado em 4,1 Kg/habitante/ano. 

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER