INO ENERGY - Estimula e fortalece as plantas

O Ino Energy é um novo bioestimulante, elaborado a partir de uma combinação de aminoácidos com extratos de algas, que otimiza o rendimento e a qualidade das culturas. Um produto desenvolvido pela Agronutrition, comercializado em Portugal pela Lusosem.

 

Estratégia Nutrição Vegetal da Agronutrition

 

A Agronutrition otimiza a fisiologia das plantas através de uma estratégia de nutrição ajustada, há mais de 45 anos.

Compreender os mecanismos fisiológicos das plantas, a forma como assimilam e utilizam os nutrientes é fundamental e tem sido desde sempre uma preocupação da Agronutrition sob o lema “A Fisio-eficiência é o nosso Know-how”.

 

Dispondo de sofisticados laboratórios de Química e Agronomia, com técnicos altamente qualificados, a Agronutrition inova com tecnologias e métodos únicos, que otimizam a fisiologia das plantas, através de uma nutrição ajustada, permitindo que expressem na íntegra o seu potencial natural.

 

Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, os laboratórios da Agronutrition criaram o Ino Energy, um complexo ativo energético e bioestimulante, elaborado a partir de uma combinação de aminoácidos com extratos de algas, selecionados pelos investigadores da Agronutrition.

 

INO ENERGY

 

A pesquisa resultou na obtenção de uma formulação única, Ino Energy tem um efeito visível na assimilação e eficiência do azoto, proporcionando maior rendimento e melhor qualidade das culturas, mesmo em situações de stress.

 

O Ino Energy ajuda as plantas a resistirem e superarem as situações mais difíceis, graças à sinergia entre a ação dos extractos de algas e o efeito fisioestimulante dos aminoácidos no metabolismo secundário das plantas. A junção dos aminoácidos no complexo ativo do produto permite, além das funções próprias daqueles, otimizar os benefícios proporcionados pelas algas nas plantas, que são amplamente reconhecidos: estimulo da fotossíntese, suporte ao mecanismo das auxinas, resistência ao stress abiótico, regulação do metabolismo secundário.

 

O Ino Energy é uma formulação que contém exclusivamente aminoácidos puros na forma L, 100% livres, necessários para combater situações de stress a que as plantas estão sujeitas. Os sete aminoácidos presentes no produto são de origem sintética: ácido aspártico, ácido glutâmico, glicina, arginina, metionina, prolina e alanina. Os investigadores da Agronutrition conseguiram formular um bioestimulante a partir de ingredientes purificados, através da sintetização e da dosagem dos aminoácidos L, 100% livres, com a concentração exata para estimular as plantas quando sujeitas a stress.

 

O Ino Energy otimiza o rendimento e a qualidade das culturas graças a dois modos de ação:

  1. Estimula o crescimento vegetativo no momento da plantação/sementeira, graças ao seu  Efeito Verde, que potencia a assimilação do azoto pelas plantas  no início do ciclo. A ação das auxinas é amplificada e a rizogénese acelerada, o que se traduz num maior vigor da cultura no momento da plantação/sementeira.
  2. Remobiliza o azoto  das folhas até às sementes ou frutos em fim de ciclo, graças ao seu efeito Stay Green, que aumenta a eficiência do metabolismo azotado. O Ino Energy desacelera a paragem fisiológica da última folha atuando sobre a fotossíntese. As folhas ficam verdes durante mais tempo. Graças à ação dos aminoácidos, esta eficácia é assegurada mesmo em situações de stress.

O Ino Energy beneficia de uma formulação eficaz e concentrada, possível graças ao know-how das equipas de investigação e desenvolvimento da Agronutrition na formulação de produtos.

 

-> Formulação específica com sete aminoácidos puros de síntese. Os aminoácidos constituem as unidades químicas primárias a partir das quais são formadas as proteínas, constituintes fundamentais de todas as células vivas.  As proteínas, formadas por sequências de aminoácidos, são os compostos essenciais das células vivas e representam mais de 50% do seu peso seco.

Além da sua função na formação das proteínas, os aminoácidos também desempenham um papel essencial na ativação do metabolismo secundário das plantas:

  • Assimilação do azoto e síntese das proteínas.
  • Armazenamento e remobilização de elementos de carbono e azoto.
  • Transporte dos elementos dos órgãos fonte para os órgãos reservatório.
  • Síntese de hormonas, enzimas e cofatores das vitaminas que regulam o metabolismo da planta em caso de stress.

 

-> Formulação com extracto de algas Ascophyllum nodosum. Estas algas regulam e estimulam o desenvolvimento e crescimento dos órgãos das plantas. Também estimulam a formação de poliamidas (estimulador de crescimento) e de fitoalexinas que são antibióticos naturais.

 

As algas são um extraordinário bioestimulante do crescimento das plantas, devido às suas propriedades biológicas e têm, além disso, um efeito sinérgico devido a vários elementos presentes na sua composição: fitohormonas, oligossacáridos e oligoelementos, como o iodo, que só podemos encontrar no mar em grandes quantidades.

 

As algas contribuem para um maior desenvolvimento do sistema radicular das plantas, maior crescimento e rendimento e aumento da matéria seca, o que se reflete num poder de conservação superior dos produtos, bem como maior resistência ao frio e às doenças. Por fim, também permitem aumentar a clorofila, contribuindo para uma melhor fotossíntese das plantas, de onde resulta maior precocidade das culturas e aumento da qualidade da produção.

 

De acordo com os investigadores, as algas utilizadas em pulverização foliar contribuem para:

  • Melhoria da atividade estomática;
  • Melhoria da harmonização da nutrição e migração dos elementos nutritivos;
  • Estimulo da indução floral e da fotossíntese;
  • Maior vigor das plantas;
  • Atraso na senescência das células.

 

O Ino Energy é um novo bioestimulante, inovador, que visa ajudar os agricultores a otimizar o rendimento e a qualidade das culturas agrícolas.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER