IV Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal

A Lusosem participou na “IV Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal”, que decorreu no CNEMA, em Santarém, a 16 de Novembro. Este evento, organizado pelo COTHN, teve como tema a redescoberta das nossas frutas e legumes por parte do mundo, acentuando a noção atual de que Portugal está «na moda».

 

 

Edição dos selos “Frutas de Portugal”

 

Durante a Gala Viva celebrou-se os 25 anos da revista Frutas, Legumes e Flores e foi lançada a nova edição dos selos “Frutas de Portugal”, cortesia dos CTT e da TerraProjectos. A Gala Viva premiou entidades e pessoas que se distinguiram nas mais variadas áreas do setor hortofrutícola. Os premiados da Gala de 2017 foram:

 

Prémio Exportação

 

Lusomorango: Organização de Produtores de Pequenos Frutos, S.A.,sediada no Concelho de Odemira. Tem produção distribuída por três zonas geográficas de Portugal (Santarém, Alentejo e Algarve), onde produz framboesas (390 hectares), mirtilos (82 hectares) e amoras (26 hectares).

 

 Madrefruta: organização de produtores do Algarve com 127 hectares de produção de frutos vermelhos em estufa. Do total produzido, cerca de 80% é destinado a exportação.

 

Prémio Promoção DOP e IGP´s

 

MacDonald´s: pela aposta na fruta portuguesa, com o lançamento gama “Origens” da McDonald’s Portugal, em 2014, que teve por base a recriação do seu famoso gelado Sundae com coberturas à base de pêra Rocha do Oeste (DOP), Maçã de Alcobaça (IGP) e Ananás dos Açores (DOP) a Cereja da Cova da Beira (IGP).

 

Associação de Produtores de Maça de Alcobaça: O projecto da APMA permitiu dar uma enorme visibilidade à IGP Maça de Alcobaça, sendo considerada um dos melhores exemplos a seguir.

 

Prémio Promoção dos produtos nacionais no exterior

 

Portugal Fresh: Muito do seu trabalho é espelhado no aumento da presença nacional forte e conjunta nos vários certames internacionais, que de algum modo contribui para que se passasse dos 780 milhões de euros exportações, em 2010, para os 1310 milhões de euros em 2016.

 

Prémio Inovação

 

Mendes e Gonçalves (Paladin):  No âmbito do seu plano de desenvolvimento, a Mendes Gonçalves comprou a marca Paladin e relançou-a em 2013. A inovação dos produtos é baseada em produtos hortofrutícolas nacionais dos quais destacamos os vinagres de fruta (uvas do Vale da Rosa, Pera Rocha do Oeste, maracujá, frutos vermelhos e Tomate do Ribatejo) e os piripiris (piripiri sacana com ananás, piripiri com fruta limão).

 

Prémio Empreendedorismo

 

Kiwi Greensun: Na década de 90 detinham já 22 hectares de plantações e em 2008 a Kiwi Greensun tornou-se o maior produtor de kiwis da Península Ibérica. Atualmente, conta com 32 produtores que somam uma área de plantação de 323 hectares.

 

Prémio Personalidade

 

Eng.º Manuel Évora:  Apaixonado pela agricultura e o agroalimentar, e acreditando profundamente no movimento associativo, tinha um enorme orgulho da fileira hortofrutícola nacional. O seu empenho na criação da Portugal Fresh foi a concretização de um acreditar na elevada qualidade da marca Portugal. Era um homem de convicções, ousadia, coragem, persistência e resiliência, atributos tão necessários para quem se dedica verdadeiramente a esta fileira e que fizeram do Eng.º Manuel Évora uma personalidade ímpar.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284