LIBBIO - Lusosem participa em projeto europeu de I&D para novas aplicações do tremoço

A Lusosem participou na reunião de balanço do primeiro ano do projeto LIBBIO, realizada a 27 e 28 de Setembro, em Utrecht, na Holanda.

 

 

LIBBIO - Projeto europeu de produção de tremoço

 

O LIBBIO é um projeto europeu de investigação aplicada para melhoramento, multiplicação e produção do tremoço dos Andes (Lupinus mutabilis) e desenvolvimento de novos processos de transformação industrial desta leguminosa para uso na alimentação humana e animal, produção de prebióticos, cosméticos e como fonte de bioenergia.

Baseado no conceito da Bioeconomia, o LIBBIO aposta no tremoço como opção cultural para ocupação de terras marginais na Europa, atendendo às características desta leguminosa: reduzida necessidade de fertilização e elevada capacidade de fixar azoto no solo.

 

Usos do tremoço em alimentação animal e cosméticos

 

Neste primeiro ano do projeto foram realizados ensaios de campo com diferentes variedades de Lupinus mutabilis e experimentados vários métodos de extração e separação dos componentes do tremoço, nomeadamente, óleo, proteínas, alcaloides e outros ingredientes bioativos. Os investigadores estão a caracterizar e a avaliar o potencial da silagem verde do tremoço para uso em alimentação animal e o potencial do óleo extraído da semente como ingrediente para a indústria de cosméticos.

O próximo encontro deste consórcio europeu de I&D decorrerá em Lisboa, em Abril de 2018, em formato de conferência aberta, onde serão apresentados produtos cosméticos contendo óleo extraído de Lupinus mutabilis.

O consórcio envolve 14 parceiros, entre investigadores de centros públicos e empresas privadas, oriundos de oito países europeus. Portugal está representado pela Lusosem e pelo Instituto Superior de Agronomia.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284