Lusosem debate gestão de infestantes em pomares de citrinos

O tema “Maneio de Infestantes nos Pomares de Citrinos Algarvios” serviu de mote para reunir agricultores e técnicos nas instalações da Messinagro em Faro, a 31 de Março.  A Lusosem apresentou o RUEDO, um novo herbicida específico para controlo de infestantes em pré e pós-emergência precoce.

 

Parcerias nos Cirtrinos em Portugal

 

A ação, fruto da parceria entre a LUSOSEM, COTHN, INIAV e MESSINAGRO, debateu a problemática das infestantes nos pomares de citrinos e apontou novos caminhos para o maneio daquelas.

Carmo Martins, secretária-geral do COTHN, iniciou a reunião com um balanço das áreas de produção e situação geral das culturas perenes e citrinos em Portugal.

Isabel Calha, especialista em Herbologia e investigadora do INIAV, abordou o tema das resistências aos herbicidas a nível mundial e local, em especial a problemática do género Coniza, que tem sido alvo de estudos pelo INIAV, quer pela sua incidência cada vez maior em culturas perenes, como pela identificação crescente de problemas de resistência aos herbicidas mais utilizados. Diferentes meios de luta foram apresentados, com especial relevo para a necessidade de utilizar, na luta química, herbicidas com diferentes modos de ação.

 

Herbicidas para protecção dos citrinos

 

A correta aplicação dos herbicidas foi o tema apresentado por Carlos Rodrigues, técnico da MESSINAGRO, que reconheceu que os pomares de citrinos no Algarve apresentam especificidades que dificultam as aplicações, sublinhando, no entanto, a importância da melhoria das mesmas. Algumas soluções foram apontadas, nomeadamente a necessidade de diminuir os elevados volumes de calda habitualmente utilizados pelos agricultores algarvios.

Gonçalo Canha, do departamento de desenvolvimento da LUSOSEM, apresentou o RUEDO, a nova solução para o combate às infestantes nos citrinos, com eficácia superior em Coniza spp. em pré e pós-emergência precoce. A restante gama de herbicidas da LUSOSEM para citrinos (Starane, Piton Verde e Goal Supreme) foi reposicionada em função desta nova solução, com o objetivo de garantir a eficácia e minimizar os riscos de resistências, num mercado onde as soluções são cada vez mais escassas.

No final, a discussão entre todos os participantes enriqueceu a reunião de onde saíram novas ideias e caminhos a seguir no maneio das infestantes em pomares de citrinos no Algarve.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284