Lusosem recebe LIMAGRAIN em Field Tour Milho

A Lusosem e o seu parceiro e obtentor de sementes Limagrain realizaram um field tour em Setembro pelos campos de ensaio de milho LG em Portugal que fazem parte da Rede Europeia de Ensaios LG. Um vasto leque de variedades estão a ser testadas quanto à sua tolerância à cefalosporiose.

 

Ensaios de Milho Lusosem

 

A Lusosem realiza anualmente ensaios com variedades de milho LG em diversas regiões do país, com vista a testar a sua adaptabilidade às condições edafoclimáticas e às necessidades do mercado português. Este ano, a pedido da Limagrain, a Lusosem realizou especificamente um ensaio estatístico com vista a aferir a tolerância de diversas variedades à cefalosporiose. Os ensaios decorreram na Quinta da Alorna, nas Taipadas, onde estiveram em teste 13 variedades LG (e outras), e na Quinta do Casal Branco, em Muge, com 11 variedades. Portugal é um dos países europeus onde a Limagrain realiza estes ensaios, além do Egipto e da Turquia, onde o fungo responsável pela murchidão tardia do milho também constitui um desafio para os agricultores.

«Do vastíssimo fluxo de variedades que anualmente os “breeders” da Limagrain nos dão a conhecer, a Lusosem seleciona todos os anos as melhores variedades, de acordo com o fim a que se destinam, para fazerem parte de uma vasta rede de ensaios nossa, e de entidades independentes. Deste modo, a  permanente renovação de variedades que ano após ano a Lusosem oferece está assente no conhecimento adquirido no acompanhamento e resultados destes ensaios», explica Filipa Setas, responsável de Marketing da Lusosem.

«A Limagrain tem um enorme apreço pelos ensaios que realizamos em Portugal, existe uma relação de confiança no nosso trabalho de experimentação», afirma António Cannas, gestor da cultura do milho na Lusosem, explicando que a empresa se rege por critérios de avaliação muito precisos e distintos nas variedades para grão e silagem. Cita o exemplo das análises à digestibilidade da fibra da silagem, um parâmetro fundamental na alimentação animal. Após a determinação da matéria seca, em estufa, onde a amostra é sujeita a 40ºC durante 72 horas, segue para a Holanda para determinação da digestibilidade em laboratório.

Recorde-se que a Limagrain foi pioneira há 40 anos na seleção de variedades de milho para silagem, área a que a Lusosem tem dedicado especial atenção, testando anualmente um vasto conjunto de variedades LG em Portugal. 

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER