Biomimetismo Dinâmico 

Adubos Sintéticos VS Adubos Naturais - CHAMAE

 

O modelo convencional, baseado no uso de adubos sintéticos de origem mineral apenas tem em conta a dosagem de nutrientes no solo, sem considerar outros factores que intervém no crescimento e desenvolvimento das plantas. Baseia-se esse desenvolvimento num solo inerte onde não existem mecanismos naturais próprios de um solo vivo em equilíbrio. Portanto, um solo mais exposto a factores externos. 

O solo e as plantas são parte de um todo que não devem ser considerados em separado. A planta necessita desenvolver-se num solo vivo onde exista um ecossistema natural formado por bactérias, fungos, protozoários e outros organismos. Esse ecossistema natural favorece a assimilação de nutrientes e sempre que se mantenha em equilíbrio, os organismos patogénicos não poderão proliferar e a planta estará mais protegida das pragas e doenças. 

Em oposição, CHAMAE actua segundo os princípios de um biomimetismo dinâmico, conceito de produção baseado na imitação da natureza e na mínima intervenção humana nos processos, com a finalidade de favorecer e acelerar o desenvolvimento de um ecossistema natural no ambiente do sistema radicular da planta. CHAMAE contribui também para o desenvolvimento da microflora e microfauna que de forma natural existem no solo há milhões de anos. 

Com este fertilizante, produzido de modo natural, dinamiza-se o ambiente do sistema radicular e o metabolismo da planta, e reduz- se o esforço metabólico realizado pela planta, pelo que esta dispõe de mais energia para o crescimento, floração, etc. O processo de produção de CHAMAE está baseado em métodos naturais, sem introdução de ingredientes sintéticos nem modificação das propriedades naturais dos tecidos vegetais, mediante processos de sínte- se química. Simplesmente, favorece-se a evolução dos nutrientes até alcançar o máximo grau de biodisponibilidade. CHAMAE é um produto completo para o solo, contribuindo tanto para fornecimento de nutrientes e compostos orgânicos como para activar a vida no ambiente radicular das plantas.

 

Vantagens

 

Elevado Rendimento

 

CHAMAE pode ser utilizado em qualquer tipo de planta ou cultu- ra. Após a aplicação de CHAMAE, os efeitos nas plantas são ime- diatos. A sua complexa e completa composição que inclui compos- tos orgânicos, nutrientes e bioactivadores, todos eles de origem natural, assegura que o rendimento de CHAMAE não é compará- vel ao de um fertilizante mineral.

 

Eficaz Contra as Perdas por Lixiviação e Percolação

 

Uma das importantes perdas de rendimento de um fertilizante são as perdas por lixiviação e percolação. O uso de CHAMAE não con- tribui para o arrastamento nem lixiviação dos nutrientes minerais, já que são retidos no solo, contribuindo assim para o seu enriqueci- mento. O uso continuado do CHAMAE melhora a fertilização natu- ral do solo porque aporta compostos orgânicos que aumentam a sua capacidade de retenção dos nutrientes (armazenamento ou capaci- dade de adsorção). Eficaz Contra a Perda por formação de sais insolúveis Outro dos factores que contribui para diminuir o rendimento de um fertilizante, é a perda por salinização ao precipitar os nutrientes minerais no solo agrícola ficando indisponíveis para a planta. Con- trariamente ao que ocorre com os fertilizantes minerais, dada a natu- reza orgânica e coloidal do CHAMAE, a precipitação destes ele- mentos é mais difícil, já que se encontram incorporados no conjun- to de iões dentro da matriz coloidal formada pelos compostos orgâ- nicos do fertilizante, que se junta com o complexo argillo-húmico do solo. Elevada Biodisponibilidade
A capacidade de assimilação dos elementos minerais presentes no CHAMAE é muito superior ao de um fertilizante de síntese, já que os nutrientes são de origem vegetal e encontram-se num estado mais assimilável pela planta. Ao aplicar CHAMAE no solo, incorporam-se todos os nutrientes que a planta necessita num grau de disponibilidade muito elevado e na concentração adequada e óptima, de forma que esta os incorpora directamente desde a raiz, sem necessidade de complexos proces- sos metabólicos.

 

CHAMAE fala a mesma linguagem das plantas

Poder Enraizante CHAMAE contém substancias de ORIGEM 100% NATURAL em condições de grande disponibilidade que favorecem e estimulam a formação de novas raízes e o seu cresci- mento. Um sistema radicular forte permite que a planta cresça com maior rapidez já que pode absorver melhor os nutrientes, e portanto aumentar o rendimento dos fertilizantes.

 

Bioactivadores

Os BIOACTIVADORES NATURAIS presentes no CHAMAE são absorvidos directamente e de forma rápida, com um consumo mínimo de energia, o que favorece e potencia o metabolismo vege- tal. Deste modo, o consumo energético para metabolizar os nutrien- tes é muito inferior ao que se obteria com um fertilizante mineral, e os efeitos, após a aplicação de CHAMAE, são imediatos. Graças a este efeito, a planta disporá de “energia sobrante” que utilizará nou- tras fases vegetativas: crescimento, reprodução, etc..., e que favo- recerá o seu sistema imunológico. Um esforço metabólico menor, mais rápido e mais simples gera organismos mais fortes.

 

Plantas mais resistentes a pragas e doenças

 

Modelos de nutrição que conduzam a plantas mais bem nutridas possibilitam culturas com uma maior resistência e tolerância a pra- gas, doenças e mesmo a condições menos favoráveis do ponto de vista climático e de solo. A fertilização com base em CHAMAE, pelos equilíbrios e quantidade de nutrientes disponibilizados, tem proporcionado em muitas culturas e regiões uma evidente melhoria do estado fitossanitário das culturas, por aumento da capacidade de resistência das plantas. Inocuidade
Devido à sua origem natural, um excesso de dose de CHAMAE não produz efeitos adversos directos nas plantas. Trata-se de um produto não perigoso no seu maneio, transporte e aplicação.

 

Saiba mais sobre

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284