LOYANT - Uma Nova Geração Herbicida na Cultura do Arroz

A Lusosem e a Corteva Agriscience juntaram, no passado dia 16 de Abril, em Vila Franca de Xira, um grupo de 35 técnicos de organizações de produtores e da distribuição ligados à cultura do Arroz a propósito da recente Autorização Excecional concedida pela DGAV ao novo herbicida LOYANT (Rinskor Active).

 

 

 

 

LOYANT - Herbicida de nova geração

 

O LOYANT, herbicida de nova geração da Corteva Agriscience e comercializado em Portugal pela Lusosem, pertence a uma nova família química que se revela de extrema importância perante a crescente problemática das resistências das infestantes aos herbicidas do Arroz.

 

LOYANT, Rinskor Active, é indicado para controlo das principais infestantes do arroz, de folha larga como a Orelha-de-mula (Alisma spp.) e a Heterantera (Heterantera spp.) e de folha estreita como as ciperáceas e milhãs e é adequado para todos os tipos de variedades, Indica e Japonica, e todas as formas de condução da cultura do arroz.

 

Rinskor Active (nome comercial da substância ativa do LOYANT), é o membro mais recente da família química dos Arylpicolinatos, uma nova classe química de auxinas sintéticas pertencente ao grupo O da HRAC. Dentro deste grupo, o Rinskor Active caracteriza-se pela sua elevada capacidade em unir-se a recetores específicos e diferenciados de outras auxinas sintéticas, assim como pela sua flexibilidade e elevada eficácia com baixa dose de substância ativa. O Rinskor Active atua de forma sistémica e em pós-emergência das infestantes do arroz. Degrada-se rapidamente no solo e nos tecidos das plantas e tem um perfil ambiental, toxicológico e ecotoxicológico favoráveis. É indicado para uso em modo de Produção Integrada.

 

O Rinskor Active venceu o prémio Inovação na categoria de Novos Produtos, no âmbito dos Agrow Awards, atribuídos pela conceituada consultora “Informa Agribusiness Intelligence”. O júri elegeu a solução na categoria Inovação considerando «o sucesso imediato deste produto no mercado, o seu potencial a longo prazo, o facto de estar à frente dos seus concorrentes em termos de eficácia, segurança ambiental e do utilizador e por contribuir comprovadamente para a proteção das culturas agrícolas».

 

António Sevinate Pinto, administrador da Lusosem e Daniel Giraldo da Corteva

António Sevinate Pinto, administrador da Lusosem e Daniel Giraldo da Corteva

Manuel Laureano, director comercial da Lusosem

Manuel Laureano, director comercial da Lusosem

 

Na Reunião, António Sevinate Pinto e Daniel Giraldo, respectivamente administrador da Lusosem e chefe de produto herbicidas arroz da CORTEVA, iniciaram a jornada com as boas vindas, a apresentação da nova empresa CORTEVA, resultante da fusão da Dow Agrosciences e da Dupont e que será responsável pela área/negócio agrícola, abordando o investimento de ambas as empresas na procura e desenvolvimento de soluções para a cultura do Arroz e também a situação actual de crescente dificuldade na obtenção de registos de novas soluções. Daniel Giraldo agradeceu à Lusosem e aos operadores do mercado nacional presentes, o bom trabalho conjunto na obtenção da Autorização Excepcional em Portugal que foi a primeira a ser concedida no continente Europeu.

 

Manuel Laureano, director comercial da Lusosem, focou a questão de o Loyant ser uma autorização excepcional e a necessidade de se trabalhar bem as suas aplicações, posicionamento, monitorização das áreas com aplicações. Trabalho que deve ser realizado em colaboração com as autoridades no sentido de se obter um registo definitivo com a maior brevidade, sublinhando a atenção dos nossos serviços oficiais à problemática da falta de soluções para a cultura do arroz no mercado nacional.

 

Lusosem e a Corteva Agriscience reunem 35 técnicos de organizações de produtores e da distribuição ligados à cultura do Arroz a propósito da recente Autorização Excecional concedida pela DGAV ao novo herbicida LOYANT (Rinskor Active)

 

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284