Localize o distribuidor mais perto de si:
A LUSOSEM alinhada com o contexto actual que exige uma agricultura mais produtiva e simultaneamente mais sustentável e menos impactante no meio ambiente e na qualidade do solo, está comprometida com uma estratégia de implementação de Boas Práticas Agrícolas para a Biodiversidade do Solo, isto é, práticas que promovam a melhoria da estrutura e da fertilidade do solo e que optimizem o desempenho agronómico, económico e ambiental da cultura.
Os microorganismos desempenham um papel fundamental no ecossistema “solo” e constituem parte significativa da sua biodiversidade, que está principalmente concentrada junto às raízes das plantas. Embora invisíveis aos nossos olhos, as funções dos microorganismos do solo são essenciais à sua constituição, estrutura, equilíbrio e fertilidade, ao mesmo tempo que contribuem para a circulação de elementos essenciais à vida, como a água, o carbono, o azoto, o fósforo e o potássio.
Entre as muitas funções dos microorganismos do solo (bactérias, vírus, protozoários, algas unicelulares, e fungos) destacam-se:
Os organismos do solo estabelecem entre eles - e com as plantas - interações que são tão mais diversas quanto maior a biodiversidade desse solo. A perda de microorganismos do solo, causada por pressões como a seca, o aumento da temperatura ou a produção de culturas de forma intensiva, implica a redução do número e diversidade dos microorganismos do solo, com a consequente perda das funções que desempenham, o que se traduz num aumento do risco do solo se tornar menos saudável, mais frágil e menos resiliente.
A DeSangosse, com 10 anos de investigação sobre microorganismos e de pesquisa sobre solos e as suas capacidades naturais com o objectivo de nutrir as plantas e activar a fertilidade dos solos e baseada no seu conhecimento sobre a vida no solo, desenvolveu um método inovador para isolar, caracterizar e seleccionar as bactérias benéficas do solo e, por fim optimizar o seu desempenho ao nível da fixação do azoto e mobilização do fósforo orgânico e inorgânico do solo.
A LUSOSEM apresenta ao mercado Português - SOLACTIV - um serviço de amplificação da acividade microbiológica do solo tendo como base a selecção e amplificação até 109 ufc (unidades formadoras de colónia) de estirpes de bactérias benéficas nativas de cada parcela.
Tendo como base uma amostra de 250 g por parcela a amostrar, são devolvidas ao agricultor duas soluções estáveis das estirpes de bactérias nativas da sua parcela amplificadas: uma com bactérias nativas com funções principais no ciclo do Azoto - captura e mobilização de Azoto; e outra com bactérias nativas com funções principais no ciclo do Fósforo - mobilização de Fósforo orgânico e inorgânico.
Derivada do trabalho nesta área, a DeSangosse tem uma vasta experiência a identificar, isolar e multiplicar as espécies com propriedades agronómicas interessantes, possuindo um banco de estirpes de bactérias benéficas identificadas e seleccionadas pelas suas propriedades únicas.
Ino Bact N e Ino Bact P são soluções líquidas para aplicação ao solo, visando a melhoria intercâmbio solo-planta, resultantes da intensa investigação desenvolvida no laboratório Soil Biotechnologies da DeSangosse.
Ino Bact N, é uma solução à base de duas estirpes de Bactérias de elevado potencial para fixação de N atmosférico mas que também podem ser encontradas na maioria dos solos conferindo-lhes uma elevada capacidade de implantação após aplicação da solução. Ino Bact N, captura duas fontes de azoto: nitratos no solo e azoto atmosférico retornando azoto para o solo que depois é assimilado pela planta. O solo optimizado pela solução Ino Bact N permite uma libertação de azoto para a planta equivalente a uma contribuição de 20 a 30 unidades de N por hectare.
Ino Bact P, é uma solução à base de um complexo de três estirpes de bactérias seleccionadas pela sua capacidade de libertarem fósforo insolúvel no solo. Esta solução coloniza rapidamente o espaço no solo, de maneira complementar e contínua entre as três espécies presentes no complexo, que vão estimular a produção de auxina e o desenvolvimento radicular. Por outro lado solubilizam fósforo mineral e orgânico (habitualmente retido em complexos orgânicos).
Por fim, Ino Bact P, melhora a assimilação de ferro uma vez que produz sideróforos capazes de fixar ferro (efeito quelante e sequestrante).
Veja a notícia na integra aqui.
Localize o distribuidor mais perto de si:
Rua General Ferreira Martins, n 10-9A
1495-137 Algés
Telefone: +351 214 131 242
Fax: +351 214 131 284
Chamada para a rede fixa nacional