Localize o distribuidor mais perto de si:
Os Prémios Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola foram atribuídos durante a cimeira AGRO INOVAÇÃO 2018, a 29 de Outubro. “O Futuro Nasce no Presente” foi o mote da edição de 2018, que contou com a participação da INOVISA e Rede Rural Nacional.
Na categoria Produção e Transformação o projecto SOILIFE foi o vencedor. Trata-se de um processo sustentável para reduzir a fitoxicidade do bagaço de azeitona fornecendo ao mesmo tempo um substrato para a agricultura. Utilizando uma metodologia simples, de baixo custo e limpa, é possível obter um substrato para a agricultura e recuperar compostos bioactivos com alto valor comercial/de mercado para as indústrias alimentar e cosmética.
Já na categoria Comercialização e Internacionalização foi premiada a startup NOOCITY. Sediada no Porto e focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica, a Noocity apresenta um vaso sub-irrigado com sistema de rega e fertilização automática que, ao evitar a evaporação, as perdas de água e aproveitar a água das chuvas, permite um aumento da produtividade até 50% quando comparado com outros sistemas de jardinagem e economiza até 80% do consumo de água.
Na categoria Desenvolvimento Rural, o prémio foi atribuído à INFORMAT Intelligent Forest Management Technologies, um projeto assente num sistema robotizado com funcionamento semi-autónomo para limpeza do mato e criação de faixas de gestão biocombustível.
O projeto MAISSOLO foi o vencedor na categoria Inovação em Consórcio: Grupos Operacionais. Os objetivos deste projeto incidem na melhoria da proteção das culturas e na diminuição da dependência e uso exclusivo de pesticidas, face aos problemas fitossanitários que resultam do ataque de organismos presentes no solo. Para tal, o MaisSolo trabalha no sentido de desenvolver um novo produto, que será utilizado nas culturas de cobertura ou em sucessão, constituído por misturas biodiversas de leguminosas e gramíneas, inoculadas com microorganismos benéficos (bactérias previamente selecionadas).
Por último, o prémio de reconhecimento especial para a candidatura promovida por Associados do CA foi atribuído ao projeto LHANA, que significa lã em Mirandês, uma marca criada e registada para corporizar uma série de produtos diferenciadores cuja matéria-prima é a lã de ovelhas de raças autóctones Portuguesas.
Vencedores dos Prémios Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
Localize o distribuidor mais perto de si:
Rua General Ferreira Martins, n 10-9A
1495-137 Algés
Telefone: +351 214 131 242
Fax: +351 214 131 284
Chamada para a rede fixa nacional