António Sevinate Pinto orador na conferência “Melhor Alentejo”

A Lusosem participou, na pessoa do seu administrador António Sevinate Pinto, na conferência “Melhor Alentejo”, a 23 de Maio, em Beja. Iniciativa organizada por um movimento de cidadania que pretende ajudar a construir um Alentejo de excelência para fixação de empresas e desenvolvimento de novos projetos.

 

 

Conferência “Melhor Alentejo”

 

A conferência, organizada pela primeira vez, foi promovida pelo Movimento de Cidadania Melhor Alentejo, que foi criado em 2015 por um grupo de cidadãos naturais ou com ligação à região. Este grupo de cidadãos independentes, onde encontramos nomes como António Silvestre Ferreira, Guillermo de Llera, José Alberto Natário, José Ribeiro e Castro e José Roquette, ambiciona dar início a um novo projeto, que se deseja consolidado e duradouro, defendendo o conceito de um “Melhor Alentejo”. O movimento pretende «valorizar a identidade e autenticidade privilegiadas que permitem afirmar o Alentejo como uma região de grande excelência agrícola, comercial, agroindustrial, turística e cultural» e «promover e potenciar as condições para um desenvolvimento integrado» da região.

 

Oradores prestigiados para promover e desenvolver a região alentejana

 

Nesta conferência participam oradores de várias instituições como, por exemplo, Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, que comparou «a globalização do passado em que se falava de serviços e alta tecnologia» com a globalização do futuro, onde «a tecnologia digital torna viáveis culturas agrícolas, que antes eram impossíveis e que darão escala às indústrias de nicho nas quais o Alentejo é forte». O comissário, que nasceu em Beja, destacou a união entre o Alentejo e a Extremadura espanhola, considerando que tem «exemplos daquilo que é não olharmos para as fronteiras» e que «são hoje cada vez mais essenciais para o futuro da Europa».

Outros dos oradores foram: Guillermo Fernández Vara, Presidente da Junta da Extremadura, Espanha, Mário João Alves Fernandes, Diretor do Planeamento Rodoviário das Infraestruturas de Portugal, José Luís Cacho, Presidente do Porto de Sines e do Algarve, José Salema, Presidente da EDIA, José Natário, Diretor do Aeroporto de Beja, Nuno Canada, Presidente do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Ceia da Silva, Presidente da Região de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, Jorge Rebelo de Almeida, Presidente do Grupo Vila Galé, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo e Tó Romano, Projecto EVA Dream, entre outros.

 

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284