Localize o distribuidor mais perto de si:
A celebração do Dia do Agricultor coincidiu este ano com a comemoração dos 75 anos da Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas (ENMP), um evento que reuniu no polo de I&D do INIAV em Elvas cerca de 200 convidados.
Nuno Canada, presidente do INIAV, manifestou o seu apreço e reconhecimento pelo trabalho de Benvindo Maçãs, enquanto líder da ENMP de Elvas, e de todos os funcionários e parceiros que com ele colaboram. «É necessário implementar projetos de I&D que vão da ideia ao mercado, transferindo o conhecimento para os utilizadores finais de forma eficiente. O modelo de trabalho adotado na ENMP de Elvas é um exemplo que deve ser replicado», afirmou o responsável pela investigação agrária e veterinária pública.
A ENMP de Elvas, ao longo da sua história, foi responsável pela obtenção e melhoramento de dezenas de variedades de plantas, tendo-se especializado em espécies de cereais, pastagens biodiversas, leguminosas e oliveira. Benvindo Maçãs recordou a seleção de trigos italianos estudados em Elvas, nos anos 50, para adaptação à produção nacional; os trigos mexicanos e a sua influência no programa de melhoramento da ENMP; as primeiras variedades de triticale desenvolvidas em Portugal pela Estação; as variedades de grão-de-bico obtidas em Elvas e vendidas a cooperativas francesas; o relançamento das ervilhacas e do trevo; o programa nacional de melhoramento de arroz, em colaboração com o Cotarroz, que deu origem às primeiras variedades portuguesas de arroz inscritas no Catálogo Nacional de Variedades em 2017, entre tantos outros exemplos do trabalho realizado pelos investigadores da ENMP.
A Estação de Elvas projeta agora o futuro, procurando dar resposta ao desafio de produzir alimentos de forma sustentável. Um dos projetos que deverá lançar em breve é a criação do Centro de Investigação para as Alterações Climáticas, em colaboração com centros de investigação de outros países europeus. «A agricultura mediterrânica é para onde está orientada a estratégia do INIAV», esclareceu Nuno Canada.
O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, que participou na cerimónia disse que a intenção do Governo é «continuar a apostar na diferenciação, na qualidade e na internacionalização» e que, neste contexto, «a área do conhecimento é fundamental no apoio à inovação». O governante garantiu que serão alocadas verbas no PDR 2020 e no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para pôr em prática as ditas “Redes de Experimentação”, que ligarão institutos politécnicos e estações agrárias/quintas públicas na investigação e transferência de conhecimento, a realizar em função das necessidades de cada região. Um exemplo prático é a “Alentejo AGROnet”, uma rede de experimentação agrária e animal, criada pelo ICAAM- Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora e o INIAV.
Localize o distribuidor mais perto de si:
Rua General Ferreira Martins, n 10-9A
1495-137 Algés
Telefone: +351 214 131 242
Fax: +351 214 131 284
Chamada para a rede fixa nacional