Loyant® novo herbicida arroz obtém autorização excecional para 2020

Loyant - Herbicida para a cultura do arroz

 

Loyant® novo herbicida para a cultura do arroz, desenvolvido pela Corteva Agriscience™ e distribuído pela Lusosem® em Portugal, obtém autorização excecional para a campanha de 2020.

 

Os orizicultores portugueses podem contar na atual campanha com uma inovadora ferramenta para controlar um amplo espetro de infestantes na cultura do arroz - o herbicida Loyant® - desenvolvido pela Corteva Agriscience™ e distribuído em Portugal pela Lusosem®, de acordo com a Autorização Excepcional de Emergência Nº2020/05, concedida pela DGAV.

 

 

Loyant® formulado com Rinskor™ active

 

Uma substância ativa da nova família química dos arilpicolinatos, que apresenta um novo e alternativo modo de ação no controlo das infestantes na cultura do arroz, incluindo biótipos resistentes aos herbicidas ALS e ACCase. Loyant® é, por este motivo, uma peça chave em estratégias de controlo de infestantes, ajudando a gerir de forma eficaz o desenvolvimento de resistências a herbicidas.

Loyant® apresenta uma elevada eficácia no controlo das principais espécies de infestantes de folha larga na cultura do arroz, entre as quais, Heteranthera limosa, Heteranthera reniformis, Alisma plantago-aquatica, Ammannia coccinea e Lindernia dúbia, e também garante um controlo eficaz de infestantes ciperáceas e gramíneas, como Cyperus difformis e Echinochloa spp. Loyant® promove uma melhoria da eficácia sobre Echinochloa spp em programas de tratamento com outros herbicidas.

 

Infestantes do arroz

 

O amplo espectro de ação da substância ativa Rinskor™, a sua elevada flexibilidade de utilização e ampla janela de aplicação, assim como o seu perfil favorável para o meio ambiente, o aplicador e o consumidor, fazem do Loyant® uma ferramenta indispensável para melhorar a rentabilidade e sustentabilidade da cultura do arroz.

O Loyant® é seletivo em todas as variedades de arroz em que foi testado, tanto de tipo índica como de tipo japónica, e pode ser usado em diferentes sistemas de cultivo. Em Portugal estão autorizados dois tratamentos por campanha, em pós emergência das infestantes e a partir das 3 folhas do arroz. O primeiro tratamento deve ser realizado quando as infestantes se encontram na fase activa de crescimento, devendo evitar-se tratamentos quando a cultura está sob condições de stresse. A dose recomendada é de 1,2L/hectare, com um volume de calda entre 150 a 400 L/hectare. O Loyant® pode ser usado em misturas sem problemas de compatibilidade. Os equipamentos de aplicação deverão ser bem calibrados e evitar sobreposições durante o tratamento. Recomenda-se drenar os canteiros antes da aplicação do herbicida para que pelo menos 80% da área foliar das infestantes fique exposta ao tratamento.

 

 

Loyant® em Portugal

 

Em Portugal, este novo herbicida distribuído pela Lusosem® e comercializado pela primeira vez em 2019, surpreendeu pela positiva os orizicultores que o utilizaram, num contexto actual de grandes dificuldades no controlo das infestantes no arroz.

 

«O Loyant® foi aplicado pela primeira vez no Sul de Portugal em 2019 numa área de arroz já bastante considerável e demonstrou elevada eficácia. É um excelente herbicida no combate às Heteranteras, Alismas e Amanias e Cyperus. Numa estratégia de diversificação dos herbicidas enquadra-se de forma excelente»

Francisco Almeida, produtor de arroz e gerente da Vomar, distribuidor em Alcácer do Sal, parceiro da Lusosem® há vários anos.

 

«Utilizei o Loyant® pela primeira vez em 2019 e o produto surpreendeu-me. Há muitos anos que não via um herbicida com tamanha eficácia. Controlou a 100% as Alismas e tive menor pressão de Milhãs (Echinochloa spp.) e Heteranteras nos canteiros onde apliquei Loyant®»

Jorge Lino, membro da direção do COTARROZ e produtor de arroz em Coruche.

 

«Consegui bons resultados com o Loyant® no controlo das Alismas e Heteranteras e funcionou muito bem em misturas com outros herbicidas»

José Norte, também produtor de arroz em Coruche.

 

 

A inovação da molécula Rinskor™ foi já reconhecida, em 2018, por vários prémios internacionais, como o “Green Chemistry Challenge”, o programa de prémios mais prestigiado dos EUA para inovações em química verde, e o prestigiado “AGROW Awards” na categoria de melhor Novo Produto para Proteção das Culturas, destacando a sua eficácia, perfil ambiental e segurança para o utilizador.

 

Loyant®, Cultivando Futuro.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284