Localize o distribuidor mais perto de si:
As sementes de forragens são um dos segmentos a que a Lusosem tem dedicado uma grande atenção nos últimos anos, procurando e desenvolvendo espécies e misturas adequadas às necessidades dos produtores. O objetivo da empresa é a valorização qualitativa da silagem de erva, crucial para aumentar a rentabilidade da produção de leite, convergindo neste propósito com os objetivos do CNF.
Nesta 2ª edição do CNF foram apresentadas a concurso 32 amostras, 14 das quais provenientes do Alentejo, 11 do Minho e 7 dos Açores. Todas elas foram submetidas às análises sensorial e química, no laboratório da ALIP (Associação Interprofissional de Leite e Laticinios). Desta vez, a ALIP acrescentou a análise da proteína solúvel e a análise do azoto amoniacal, importantes para melhor aferir a qualidade da conservação das silagens. As amostras foram também analisadas num laboratório Holandês (BLGG), que confirmou os resultados. Coube ao júri do CNF fazer a avaliação final das amostras e atribuir as classificações. O primeiro prémio foi atribuído a António Gonçalves, produtor de Elvas e o terceiro prémio coube a António Lima, produtor de Beja.
Segundo a organização, «registou-se uma melhoria geral das amostras de silagem de ervas, comparativamente com o primeiro concurso, realizado em 2015. Contudo, há que progredir muito mais, para que a silagem de erva, em Portugal, consiga cumprir todos os requisitos de qualidade, permitindo reduzir os custos de produção».
A evolução positiva, tanto a nível nutricional, como a nível da conservação das silagens, foi salientada por José Caiado, mentor do CNF, na sessão de entrega de prémios, que teve lugar, dia 2 de setembro, na AgroSemana em Vila do Conde.
Localize o distribuidor mais perto de si:
Rua General Ferreira Martins, n 10-9A
1495-137 Algés
Telefone: +351 214 131 242
Fax: +351 214 131 284
Chamada para a rede fixa nacional