Localize o distribuidor mais perto de si:
Os especialistas - agricultores, investigadores, técnicos e empresários - que partilharam as suas experiências de EcoInovação demonstraram que a sustentabilidade compensa. Há muitas razões para os agricultores enveredarem por uma agricultura de conservação, como explicou Manuel Campilho da Lagoalva, que há 30 anos pratica mobilização do solo na zona e sementeira direta, sem que a produtividade das culturas tenha diminuído e com significativas poupanças no gasto de água para rega: em média diminuiu de 6000 m3/ano para 4000m3/ano.
Na Herdade dos Lagos, perto de Mértola, a estratégia de sustentabilidade adotada surgiu para dar resposta à procura do mercado europeu por vinhos diferenciados e obteve com isso maior rentabilidade. Iniciou em 2008 a conversão da exploração para Modo de Produção Biológico (MPB) e atualmente está integralmente certificada (25 hectares de vinha, 270 de alfarrobeiras e 80 de olival), com excelentes resultados, como explicou Helena Ferreira.
O Esporão guia-se pela máxima de “fazer os melhores produtos que a natureza proporciona de modo responsável e inspirador”, de um total de 769 hectares de área agrícola, 180 hectares de vinha e olival estão certificados em MPB e até 2020 pretende ter toda a área certificada. «Estamos a conseguir que o ecossistema nos forneça um serviço a custo zero», explicou Nuno Oliveira, gestor de ecossistemas do Esporão, acrescentando que «usando a biodiversidade, a abordagem ao terroir e com a melhoria dos solos conseguimos vinhos com mais qualidade e vendemos mais caro».
Eduardo Diniz do GPP explicou que também há apoios da UE para a sustentabilidade, enquanto Filipe Santos do INESC TEC e Tiago Domingos da Terra Prima mostraram que existe tecnologia e conhecimento para eco inovar na agricultura, é só os agricultores quererem.
Alfredo Cunhal Sendim, Esporão, CVR do Alentejo, APOSOLO e projeto Sparkle foram os galardoados dos Prémios Vida Rural anunciados na AgroIn. O Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto foi entregue ao professor Joaquim Quelhas dos Santos.
Localize o distribuidor mais perto de si:
Rua General Ferreira Martins, n 10-9A
1495-137 Algés
Telefone: +351 214 131 242
Fax: +351 214 131 284
Chamada para a rede fixa nacional